terça-feira, 30 de junho de 2015

Dragon Ball Z: O Renascimento de Freeza (Crítica)


Se houvesse como ser mais forte do que um Deus? E se não tivesse limites para ficar sempre mais forte? Esse é o mundo de Dragon Ball Z. Cá estamos no longa que consagra o retorno as origens do auge do anime de sucesso de Akira Toriyama. Um filme de exaltação a obra que fez a infância de milhares, e promete muita nostalgia.
Em ‘Dragon Ball Z – O Renascimento de F‘, o vilão Freeza, o Imperador do Mal, renasce, alcançando a última de suas transformações. Caberá a Goku e seus amigos os guerreiros Z Vegeta, Mestre Kame e Gohan juntar forças para combater o inimigo que voltou dos mortos. A plot é simplista e saudosista o bastante para levar qualquer fã ao cinema e apreciar boas cenas de lutas como antigamente. Seguindo os acontecimentos do último longa, ‘A Batalha Dos Deuses’ veremos mais ação e uma ameaça mais declarada, e nada mais justo que o arquétipo de vilão ideal da franquia, Freeza.


Bem, ao contrário de ‘Batalha dos Deuses’ que pecou no exagero do humor em detrimento da história, aqui tudo funciona muito bem. Desde o tempo de tela de cada um dos personagens, o perfeito equilíbrio entre as cenas de humor típicas de Akira Toriyama, até as incríveis batalhas que se tornaram marca registrada de Dragon Ball, tudo é muito bem dosado entregando um filme completamente amarrado. E por falar em tempo de tela dos personagens, até mesmo o novato Jaco, o patrulheiro galáctico, personagem do último mangá de Toriyama que serve como um prequel de Dragon Ball possui ótimos momentos no filme, ajudando na luta contra os soldados de Freeza e roubando a cena com tiradas sensacionais. Fica aí um lembrete aliás, e a esperança de que a Panini traga esse importante mangá aqui para o Brasil.
O filme trabalha bem o relacionamento de Goku e Vegeta mostrando a rivalidade existente entre eles, com um sutil toque de respeito e clara necessidade da existência de cada uma para o outro. Um diferencial é que os defeitos de ambos são apontados e demonstrados pelo Whis e Bills (Os vilões do filme anterior), que por sinal roubam a cena no filme. Agora fazendo o papel de mentores da dupla Goku e Vegeta. Além de partir deles a revelação de que os dois juntos podem ser os mais poderosos desse universo. A maneira como ficou claro o que Vegeta e Goku precisam fazer para melhorar, mostra um amadurecimento na história dos dois.
A animação está impecável. A mistura do 2D com 3D é belíssima, além dos traços e sequências de ação. O filme foi muito bem trabalhado e desenhado. O longa de fato, conseguiu cobrir brechas do anterior. Entretanto, alguns cortes de cena foram mal implementados. Deixando de lado partes que poderiam ser mais desenvolvidas. Tanto dos mocinhos como dos vilões. Claro que o ritmo foi devido ao renascimento de Freeza, mas devido a isso possíveis cenas talvez deixassem o filme ainda mais interessante. Como os 4 meses de treinamento do vilão para alcançar Goku. Ou a falta de explicação dos poderes de Goku e Vegeta.  
E claro que a dublagem merece destaque por contarmos com a voz original do herói no comando de Wendel Bezerra (O eterno Goku), e por ter garantido o retorno de 100% do elenco original. Então além do próprio Wendel como Goku, temos de volta Alfredo Rollo como Vegeta, Tânia Gaidarji como Bulma, Luiz Antônio Lobue como Piccolo, além do incrível Carlos Campanile retornando após tantos anos para emprestar sua poderosa e nostálgica voz para o vilão Freeza. Só esse elenco já vale o ingresso.


Dragon Ball Z: O Renascimento de Freeza traz um forte sentimento de nostalgia. Apesar dos defeitos na direção. O roteiro foi firme na ideia e deixou claro sua mensagem aos fãs. Espera-se que as explicações que ficaram devendo venham em Dragon Ball Super, a nova série de TV da franquia. Então se está procurando um espetáculo visual, boas lutas e memórias afetivas esse longa é pra você.


Nota: 8.5
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário