sábado, 7 de novembro de 2015

Review Doctor Who S9x07 – The Zygon Invasion


Como fazer um mix entre a ficção-científica e temas polêmicos da sociedade? Em uma trama distinta das anteriores, Harnes, o roteirista encarregado desse arco é conhecido pela polêmica em seus episódios. Já estamos familiarizados com Kill the Moon na oitava temporada, onde ele se utilizou do sci-fi para dialogar sobre o aborto.
Bem duas coisas precisam ficar claras, a primeira delas é que para entender este capítulo é necessário ter assistido Death in Heaven e The Day of The Doctor, obrigatoriamente, se realmente quiser entender o que está ocorrendo. Segundo, The Zygon Invasion discute sobre a atual crise da imigração, terrorismo e paralelamente sobre identidade de gênero e reconhecimento enquanto indivíduo.
Temos aqui nosso caso UNIT da temporada, como não poderia faltar, quando após os acontecimentos em Day of The Doctor, os humanos são representados pela mesma. Com um devido tratado de paz formado com os Zygons. Seres metamorfos que tiveram seu planeta natal destruído pela guerra do tempo, portanto permaneceram sem pátria, com isso refugiaram-se na Terra.
Agora entra o nome Operação Duplo, uma operação secreta, fora das ações normais da UNIT, para reassentar e realojar uma raça alienígena sem segredo no Planeta Terra. O tratado de paz impõe que 20 milhões de Zygons possam assumir a forma humana e viver pacificamente entre nós. No entanto, isso leva os metamorfos a renegarem algumas de suas características naturais.
Quando temos a presença da UNIT em Doctor Who, espere um episódio voltado para política, diplomacia e acima de tudo, uma crítica social, o que é o caso. O fato de um grupo separatista de Zygons ter sido formado e sequestrado Osgood é uma clara indicação de infração a um acordo de paz. Pode-se observar como o roteiro é desenvolvido em camadas, acompanhado pela direção do australiano Daniel Nettheim, que foi capaz de nos imergir neste universo diplomático. Através de câmeras de vigilância, a linguagem em vídeo amador, onde há pouca iluminação, sem mencionar a logo própria criada pelo grupo extremista.
O tipo de direção deixa perceptível como o diretor se baseou nos vídeos dos jornalistas ingleses, reféns de grupos extremistas islâmicos. O que traz uma tonalidade bem realista nesse arco da série. Explorando da tensão nos diálogos, e cenas misteriosas, onde a câmera possui um corte preciso, criando um clima de paranoia.
Falando em paranoia, ao optar pelo uso na câmera na mão na cena, onde soldados da UNIT cercam uma igreja, quando acontece um dos diálogos mais tocantes do episódio, por mais que imaginemos como essa cena irá terminar, a mesma não deixa de transmitir a verdadeira sensação de estar numa guerra. O enredo se expande quando os personagens se dividem em pequenos grupos, quando três focos narrativos são formados em três locais distintos. Kate, na cidade do Novo México, no EUA. Clara e uma certa parte da UNIT em Londres e o Doutor no Turcomenistão, país que faz fronteira com o Afeganistão e Cazaquistão.
Torna-se acentuado o tema terrorismo, que ao mesmo tempo acentua seres imigrantes no nosso planeta, escondendo um discurso sobre aceitação de identidade. Esse discurso está presente não só na justificativa dos Zygons extremistas, que chegam a matar até os da sua própria raça que vão contra as suas ideologias, como também está presente na conversa entre Osgood e o Doutor.
Quanto ao trabalho sonoro, Murray Gold não deixa de nos surpreender, com sonoridades nas cenas mais suspeitas, onde se indaga a todo momento se a pessoa ao seu lado é humana ou um Zygon infiltrado. No quisito atuação Ingrid Oliver, que vive Osgood, traz consigo nuances de uma pacifista quando ela mesma explica ao Doutor que é ofensivo perguntar se ela é Humana ou um Zygon, e que não há mal nenhum nela se sentir como os dois seres. Isso levanta novamente a questão de seres híbridos, na qual permeia essa nona temporada.
Aos whovians que já acompanharam a série clássica ficou evidente a metalinguagem que enriqueceu esse episódio fortemente. Sendo com William Hartwell (o primeiro Doutor) aparecendo em um quadro como easter egg. Ou mesmo o capítulo como um todo referenciar Terror of Zygons da série clássica com Tom Baker (quarto doutor). Além de pequenas referências aos audiodramas, sendo a Casa Segura da UNIT uma possível referência a casa do próprio Doutor mencionada nos áudios produzidos pela Big Finish.

No fim das contas, The Zygon Invasion é mais um excelente episódio da nona temporada seguindo a boa sequência de qualidade que a temporada vem nos proporcionando. Com um DNA educacional, mas que não engana ao demonstrar que cresceu em detrimento a tratar de temas contemporâneos de modo preciso, e sem exageros.
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário