segunda-feira, 1 de junho de 2015

"Baccano!": Um Ruído Harmônico.


Por Yuuko

Às vezes um autor não tem medo de se desafiar ao escrever uma história. Às vezes ele não tem medo de desafiar o modo convencional pelo qual uma história é contada. Apesar de ser inovador e criativo, essas pequenas fagulhas de criatividade podem se tornar falhas devido a má animação, caracterização dos personagens ou até mesmo falhas na trama. Em outras palavras, não é tão simples construir o não-convencional de forma apetitosa. Felizmente, Baccano! é ruidosamente interessante. No início de Baccano!, os eventos e personagens apresentados podem causar confusão ao telespectador, afinal, são várias histórias individuais que se interligam em uma história maior. Mas, após o baque inicial dessa narrativa diferente você acaba se encontrando imerso em um estilo incomum e divertido de contar histórias.  
Provavelmente vai aguçar o seu apetite por mais e mais detalhes desse conto. Baccano! é a escrita em Italiano para ruído, podendo ser pronunciada como "Baka no". Baccano! é uma light novel japonesa escrito por Ryogo Narita e ilustrado por Katsumi Enami. A série é contada através de diversos pontos de vista. A história é definida dentro dos Estados Unidos dos anos 30, na época da Lei Seca, um barco à derivada no século XVIII e diversas situações ao longo do inicio do século XX. A história principal concentra em várias vidas que se cruzam, vidas de todas as estirpes, incluindo alquimistas, ladrões, assassinos, mafiosos e governadores, pessoas que não estão interligadas. O enredo tem o fim de seu desenrolar dentro do trem transcontinental, Flying Pussyfoot, o qual acaba de começar uma viagem que irá manchar a história do país de sangue, concomitantemente a movimentada Manhattan torna-se alvo da produção de um elixir misterioso o que fará personagens cruzarem caminhos, desencadeando eventos que espiralam mais e mais. 
O anime conta com uma trilha sonora que faz uma alusão a época, Gun's & Roses do Paradise Lunch remete perfeitamente ao ambiente dos anos 1920 e à época em que a máfia se vê subjugada pela lei seca. No entanto o encerramento não conseguiu captar a essência de Baccano!, por se tratar de uma balada pop japonesa. Enquanto isso a animação de Baccano! mantém um padrão elevado em sua totalidade, fazendo bom uso da cor para ratificar o drama em momentos específicos e o brilho nos trechos de esclarecimento de mistérios. A qualidade é notável considerando a origem modesta desse anime, afinal Brains Base é um estúdio pequeno de animação, contudo consegue manter o nível próximo ao de outros animadores. 
A história de Baccano! gira e torno dos imortais. Quem e quantos? Há tempos tornou-se impossível contar e saber quem são, assim como obter a importalidade. Até agora existem três gerações de imortais sendo a primeira iniciada por Dalton Strauss, Renée Branvillier e Archangelo (sendo esses três classificados como os "Immortals Elder") através de um estudo alquímico para invocação de um Demônio, o detentor da fórmula da Grande Panaceia, capaz de tornar qualquer um imortal.  
A segunda geração surge por volta de 1711 a bordo do navio Advenna Avis. Em que um grupo com trinta alquimistas, liderado por Maiza Avaro, invoca o mesmo Demônio apresentado a Dalton Strauss. O grupo decide que a imortalidade deve ser guardada para si, mas um dos membros Szilard Quates, discorda dessa premissa e a verdadeira história de Baccano! tem seu desenrolar nesse instante. Em que Szilard devora treze de seus companheiros a fim de eliminar pessoas que estão contra ele. Maiza, para proteção do segredo, divide a fórmula em duas e dá ao seu irmão, Gretto Avaro, e assim dispersam os sobreviventes do grupo pelo mundo. Ao longo da história Szilard chega a devorar mais cinco imortais originários dessa expedição antes dele mesmo ser devorado. 
Por fim, a terceira geração surge da fórmula inacabada de Szilard, em 1930, após obter parte da fórmula acreditando ser a mesma completa. Szilard acaba perdendo o carregamento do elixir da vida eterna e este aparece em um encontro entre gangsteres. Acreditando que fosse álcool todos os indivíduos no local bebem e dividem a Grande Panacea. Dentre eles estão Isaac Dian e Miria Harvent (ladrões famosos), os irmãos Gandor, Firo Prochainezo e todos os executivos da Martillo (gangsteres de renome).  
Os personagens dentro de Baccano! passam da divertida dupla de ladrões Isaac Dian e Miria Harvent ao psicopata Ladd Russo. Todos os personagens foram bem criados e são bastante originais desde seus nomes até à escolha de seus dubladores. Mas, talvez Isaac e Miria sejam os mais memoráveis personagens dentro desse elenco, afinal, a dupla passa a servir como elo. Eles são integrantes de diversas partes da história e passeiam através do tempo até colidirem com algum membro do elenco, geralmente, por acaso. Talvez o único defeito das personagens seja o fato de Baccano ser uma série de treze episódios com doze personagens principais. Embora cada um tenha parte de sua história contada o anime não chega a aprofundar o suficiente em algumas questões. No entanto, a qualidade ainda é bastante elevada. 
Baccano! provavelmente é um tipo raro de anime que se funde com sucesso comédia, suspense, ação e até mesmo um pouco de romance, sem sacrificar a qualidade do som ou animação. Ele é definitivamente uma obra que irá agradar aos fãs de diferentes gêneros e é um dos poucos animes que dá vontade de assistir novamente e novamente. 
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário