domingo, 25 de outubro de 2015

Until Dawn - Crítica


Por Aziraphale

Saudações a todos, quem volta a aparecer aí para infernizar vocês é o Aziraphale vindo direto das profundezas do mar sem fim, do local onde as trevas são a parte clara do dia, de onde ninguém jamais deveria ouvir falar, well nem tão ruim assim, ninguém curte o sol mesmo né, só serve para nos cegar quando em raros momentos saímos de nossa caverna (sic) quarto... Enfim saiam dos seus quartos de vez em quando, vão ao cinema, restaurante, curtir um bar, encham a cara, sejam presos... Ok esqueçam, só aproveitem a vida ao máximo, pois ela é uma só, se você não for espírita lógico... Mas mesmo assim aproveitem afinal, por que não se divertir ao máximo né, só lembrem que para ir ao cinema, viajar, comer bem e jogar jogos precisam de grana então trabalhem um pouco também ao invés de dependerem de pais, só um pouco tipo uma vez por semana, duas, três ninguém morre por ganhar seu próprio dinheiro, é até algo que dá prazer, mais até do que platinar dark souls vai por mim.
Enfim mais um critica de jogos, dessa vez voltamos ao PS4 para um exclusivo, Until Dawn da produtora Supremassive Games, uma produtora britânica, que não fez nada de muito destaque antes desse game. E deu certo, até o momento o jogo vendeu mais do que o esperado, foi o jogo mais popular do YouTube em agosto, logo é um jogo que superou e muito as expectativas do pequeno estúdio que antes só tinha feito o remake HD do primeiro KillZone para o PS3 e conteúdos para downloads de jogos de outras produtoras além de jogos de menor destaque, ou seja, um feito e tanto.
A proposta inicial era lançar o jogo para o PS3 em seu final de vida, usando o move como lanterna o jogador apontaria para onde gostaria de iluminar com o move e andaria com o navigator, porém com o lançamento do PS4, os planos mudaram e isso foi muito bom. Mas vocês perguntam, e aí Zirão, sobre o que é o jogo, vale a pena comprá-lo com tantos jogos bons nas prateleiras?? Então vamos por parte, o jogo é basicamente um filme em que você controla os personagens e suas escolhas durante ele alteram em parte o enredo, digo em parte, por que as mudanças na maioria das vezes é um dialogo de 10 segundos ou uma mudança em algum detalhe, porém sem influir na trama principal, poucas vezes será algo vital que realmente mudará algo de importante na trama, seria algo no mesmo estilo de Beyond e Heavy Rain, na história faz referencia e se baseia em diversos filmes de terror de Hollywood principalmente as sagas “Pânico”, “Jogos Mortais” e “Efeito Borboleta”, já que o jogo funciona exatamente nesse sistema de que uma ação muda completamente o futuro, bem pelo menos tentam fazer isso, com certo êxito até, mais até do que demérito, o fato do jogo ter feito também captura de movimentos de atores e atrizes famosos que emprestaram suas vozes e expressões para engrandecimento do jogo em especial a atriz conhecida pela série de TV “Heroes” Hayden Panettiere, isso conta muito, mas muito em favor para o game, um resumo básico da história para não me aprofundar muito e dar spoilers, um grupo de oito amigos volta a uma casa nas montanhas nevadas de Mount Washington para uma festa, um ano após um terrível acidente que acabou acontecendo na mesma montanha onde numa reunião parecida em que grande parte dos convidados estava presente, duas jovens desapareceram. Nessa reunião nova, muitos dos personagens da antiga voltam à cabana e alguns novos, no jogo, temos uma figura enigmática logo de inicio um psiquiatra Dr. Hill interpretado por Perter Stormare, ator de longa carreira com séries como Prison Break na carreira e filmes como Armageddon, Fargo e o Grande Lebowski, mais uma vez ele rouba a cena, fazendo seu personagem tomar uma proporção única no jogo.
 Um dado relevante, o jogo ocorre em grande parte numa floresta, porém os caminhos dentro dela, são únicos, uma trilha até o fim, tirando partes da trilha onde você pode sair, e deve porque provavelmente haverão itens nessa trilha paralela, mas para uma floresta densa, fica bem simples, já que todos os caminhos são únicos. A produtora menciona que isso é para dar a sensação de prisão, de não ter para onde fugir, o que não ocorreria se tivesse vários locais para irmos na floresta, então vamos dar um salto de fé e confiar nesse ponto com a produtora, enfim, você pode pegar quatro tipos de pistas ao longo do jogo, uma são as pistas da história das duas personagens que desapareceram um ano antes que eram irmãs gêmeas, a segunda são as pistas de um misterioso incidente ocorrido em na década de 50, outro são as pistas do homem misterioso, o inimigo mortal que persegue os jovens. Por fim durante o jogo você pega diversos totens que revelam o futuro de algum personagem, coletando todos os totens você pode ver um vídeo que explica mais um pouco a respeito dos mistérios do jogo. Você pergunta pegar essas pistas influencia o que? Bem pegando elas você sabe mais detalhes do jogo, e seu personagem também, logo você consegue mais informações a respeito do que ocorreu no passado da montanha, mas muda o final se eu não pegar nada? Não necessariamente, você somente ficará sem saber da trama que é uma trama bem legal. Vale destacar aqui um ponto negativo, nos totens você tem uma visão do futuro, que pode ser sua morte ou de alguém que seu personagem se importa, logo você imagina, o personagem deve pular de susto né?? Não ele simplesmente não tem reação alguma, é como se nada tivesse ocorrido.  Ponto negativo um.
O jogo usa sistema de quick time event (aquele em que você precisa apertar determinado botão na hora certa) sistemas de escolhas, além disso, você só precisa andar e iluminar a área que deseja com a lanterna e, raramente usar uma arma onde você move somente a mira, como num jogo em primeira pessoa. Os Quick time events são bem fáceis, o jogo como um todo é bem fácil, a história em uma primeira jogada te entretêm e muito, você se importa com os personagens, quer salvar todos, algo em que você provavelmente irá falhar numa primeira tentativa, você toma diversos sustos, se esforça ao máximo para não errar nenhum botão, tenta pegar o máximo de pistas, saber o máximo da história, mas vamos ao ponto negativo dois, o roteiro do jogo que teve a ajuda de roteiristas de filmes de terror indie, peca no momento de revelar o temido assassino, por que ou eu vejo muito filme de terror, ou essa parte é extremamente previsível, ok o jogo não termina quando a identidade dele é revelada, é o resto eu realmente não previ, mas algo que seria divertido de tomar um plotwist na cara ficou devendo e muito. Mas vamos ao ponto negativo três, o jogo é fácil de platinar, basta zerar umas duas ou três vezes, porém o jogo perde totalmente a graça após a primeira partida, você já sabe tudo, quais momentos são perigosos de verdade, quais mesmo que você erre tudo não acontece nada, quem é o assassino, etc, toda graça do jogo se perde, seria como ver um filme de assassino duas, três vezes seguidas, perde totalmente a graça do replay, o pior de tudo é que você não pode ao menos pular os movies, tendo de ver tudo repetidas vezes, se tornando um jogo muito maçante nos replays. E sim eu platinei o jogo, só para tentar fazer o máximo de mudanças para vir aqui fazer a crítica para vocês, viu como me importo, foi um saco, mas nós do senta aí pensamos sempre em vocês em primeiro lugar, enfim ponto negativo três, qualquer jogatina após o fim do jogo é um saco, ponto negativo quatro, mesmo que você queira e seja ávido por terminar 100%, o movie final, aquele que você espera ser épico e fechar com chave de ouro o jogo, que num jogo de escolhas você espera que seja longo e mude drasticamente conforme você muda suas escolhas, é... Ínfima a mudança, além de ele ser extremamente curto, tipo um minuto mais ou menos, tem mudanças até tem, mas são nos depoimentos dos sobreviventes durante os créditos já, ou seja, o final é em grande parte sempre igual. Com isso termino a critica, em resumo, é um jogo em que sua primeira partida, seus olhos vão brilhar, você vai se assustar, ter medo, e tentar salvar todos, pensar muito antes de uma escolha, se vai ou não para um determinado lugar, é um jogo nota 8 com certeza, mesmo com seus problemas, mas com o replay sendo extremamente repetitivo e sem grandes mudanças é um jogo que recomendo vocês comprarem ano que vem numa promoção por 70 reais se vocês curtem muito o gênero.

PS. Como o jogo foi um enorme sucesso, é bem possível uma continuação, vamos torcer que eles melhorem e muito os pontos negativos para não ser mais um jogo que irá para as profundezas do meu armário após o termino do mesmo.

Então vou ficando por aqui, aproveitem que esse jogo não é recomendado para um ano cheio de jogos bons, e vejam os filmes em que ele se baseou, vejam ou revejam a saga Pânico, Jogos Mortais, Efeito Borboleta, enquanto se deliciam com uma deliciosa morcela frita e um ótimo vinho tinto, prato perfeito para o Halloween que está tão próximo... Fico por aqui, mas volto em breve. Antes do que vocês imaginam, então senta aí e se vira nos trinta... Opa mals senta aí que lá vem história. 

Nota final, 6,5
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário