sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Crítica do livro Academia Jedi

A literatura infantil, ou seja, livros com uma temática mais infantil para Star Wars têm crescido bastante. Cada vez mais se vê exemplares assim, mas, em suma maioria, totalmente genéricos. Assim, a editora Aleph lançou “Darth Vader e filho” e “A princesinha de Vader” do escritor Jeffrey Brown, que são estórias mais curtas, mas decidiu lançar “Academia Jedi”, algo mais longo, mais divertido, interessante e uma ode de amor a Star Wars.
A estória do livro é sobre Roan Novachez, um garoto que mora em Tatooine e tem o sonho de ir para a Escola Secundária Academia de Pilotos e se tornar o maior piloto estelar de todos, mas acaba não sendo aceito e sendo convidado para adentrar na Academia Jedi e vivendo de tudo lá dentro.
Se deve começar falando sobre o estilo de escrita do livro. Ele não tem um narrador, mas maior parte da narrativa se passa em primeira pessoa, na visão de Roan. Apesar disso, várias e várias partes possuem escritos acadêmicos, desenhos dele, cartazes, partes do jornal escolar e etc., ou seja, certas partes são em formato de quadrinho, outras de uma escrita normal, outros de desenhos.  Assim, se torna extremamente interessante a maneira como é criada toda a construção da estória e o interesse do leitor se aprofunda cada vez mais por adentro do universo criado.
Segue-se com a escrita de Jeffrey Brown, que é extremamente fascinante. O autor consegue passar toda a magia de viver por dentro do universo e cria uma trama extremamente divertida. Piadas e mais piadas hilárias (todas de Roan com o Yoda e os desenhos dos Ewoks são as mais engraçadas) e muito envolvente. O livro, por ser pequeno e totalmente ágil, é muito tranquilo de se ler. Dá para acabar em um dia, sem maiores dificuldades. Apesar disso, a vontade da releitura o mais rápido possível vai bater sem muito demora.
Os desenhos, de Jeffrey Brown também, servem de forma perfeita para complementar toda a estória. Ele possui um traço bem leve e cartunizado. Os desenhos complementares, que na estória são desenhos de Roan, servem muito bem para a narrativa e para a comédia também. A estratégia desse autor de não realizar nenhuma forma de colorização se torna ainda melhor, pois toda a trama é baseada em um diário do protagonista e, se ocorresse alguma cor, poderia não fazer tanto sentido no contexto.
O livro foi publicado pela Editora Aleph ao preço de 39,90. Apesar do preço um pouco salgado, tudo na obra vale a pena. O capricho da editora na capa dura (e que belíssima capa!) ainda aumentam mais a qualidade de todo o material e, por consequência, o preço. A tradução de Isadora Prospero acontece sem nenhum erro e de maneira muito boa.
“Academia Jedi” é um dos grandes livros/quadrinhos que qualquer um poderá ler esse ano. Possui uma grande estória, ótimos desenhos, muitas risadas e uma diversão absurda. Para os fãs do universo de Star Wars, vai ser uma das coisas de maior diversão que poderá ler desse universo e, para os que não são fãs, é uma ótima leitura de iniciação. Uma das melhores coisas lançadas no ano.

Nota: 10/10
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário