domingo, 4 de outubro de 2015

Crítica - Mayara & Annabelle Vol 1


Uma dupla improvável para um quadrinho pra lá de brasileiro, com um traço cartunesco passamos por São Paulo à Fortaleza em uma deliciosa luta contra o mal com as meninas Mayara & Annabelle.
Não é todo dia que as HQs de terras brasileiras chamam minha atenção, entretanto tive a grata surpresa ao cruzar com o traço de Talles Rodrigues. Dono de uma expressão que lembra as histórias de Scott Pilgrim em seus trabalhos conceituou os detalhes de suas personagens, além de seu ambiente.
Mayara & Annabelle traz uma atmosfera quente, com cores quentes, onde o tom alaranjado faz a estática e a métrica do roteiro dialogarem perfeitamente. A narrativa tem início quando Mayara tem seu nome sujo na Assessoria Técnica em Combate da Secretaria de Atividades Fora do Comum de São Paulo, mas graças a seu amigo/mentor ela consegue escapar. Mas para isso, agora ela terá de ser transferida para Assessoria Técnica em Combate da Secretaria de Atividades Fora do Comum de Fortaleza, onde se tem conhecimento com o menor índice de atividades fora do comum do país. Onde conhece Annabelle. Assessora Técnica em Magia e única funcionária da SECAFC-CE além do próprio Secretário, ela não queria uma parceira. Queria era um estagiário para preencher os relatórios e se livrar da burocracia.
As personalidades tão diferentes das protagonistas, são o grande estímulo da leitura. Pois atrelada ao roteiro de Pablo Casado a vontade de acompanhar as aventuras dessas duas agentes é um convite ao desconhecido saboroso que aguarda no decorrer do folhear de páginas. O quadrinho tem diversos momentos detalhistas que estimulam o ambiente e seus personagens, a começar pelo sotaque dos cearenses em contraste com o paulista, que foi bem traduzido nas falas das meninas. E de personagens secundários. Além de levantar temas como relacionamentos homoafetivos de maneira divertida e verdadeira.
A realidade paralela no Brasil criada por Talles e Pablo abriu portas para uma série de graphic novels da Editora Fictícia. Uma capa chamativa, de duas funcionárias públicas que têm uma rotina um tanto quanto diferente das usuais. Em um autêntico apanhado de referências nacionais e não nacionais Mayara & Annabelle trazem muito kung-fu, bruxaria, demônios e monstros sob um olhar brasileiro, mas que ao mesmo tempo se conecta com nosso mundo real.


Nota: 10,0


←  Anterior Proxima  → Página inicial

Um comentário:

  1. EITA! Valeu pela dica. Eu adoro HQ nacional, mas não tava sabendo dessa. Vou correr atrás. o/

    ResponderExcluir