sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Crítica HQ Feliz Aniversário, Minha Amada

Os quadrinhos nacionais independentes têm sido uma grande fábrica de grandes materiais, infelizmente ainda pouco vistos pelo público em geral. Assim, com o início das Graphic MSP grandes nomes começaram a ganhar mais força, mas nem todos ainda foram totalmente reconhecidos, como é o caso de Brão Barbosa.
A HQ conta a estória de um casal heterossexual e como ficaram, até o ponto onde o quadrinho começa, juntos. A maior parte foca no marido, um médico que realiza de tudo para conquistar e manter bem próximo, o amor de sua esposa.
Brão Barbosa foi genial em Feliz Aniversário. Não é todo dia que se vê alguém com uma ideia tão insana e ao mesmo tempo tão bem-feita e executada. O plot twist que se têm no final é algo digno de grandes nomes do quadrinho mundial. Tudo isso é levado pelo roteiro perfeito. Em poucas páginas, Brão consegue desenvolver tão excepcionalmente os personagens que nos faz, mesmo não concordando, entender a ação de cada um naquele meio. É algo extremamente fantástico! Os diálogos também são dignos de aplausos e perfeitos na complementaridade de tudo.
A arte, de Brão Barbosa também, é muito bem realizada. Com traços bem caracterizados e sem precisar exagerar, ele consegue manter o tom cartunesco, sem ser nem um pouco isso, o que cria uma magia ainda maior para a HQ. A divisão de quadros também é perfeita e complementa muito bem tudo que a estória quer passar. Por fim, a colorização é excepcional e só aumenta o nível de genialidade de tudo.
O final, como dito antes, vêm com um grande twist, totalmente inesperado por qualquer um que leia. As 34 páginas conseguem criar um clima de tensão e bizarrice tão grandiosos que a grande finalização chega a ser perfeita. Além disso, o diálogo final e a frase que finaliza também são perfeitos. Brão estava muito inspirado ao criar essa estória.
Feliz Aniversário, Minha Amada é provavelmente um dos quadrinhos mais bizarros e perturbadores que você poderá ler na sua vida. Mesmo assim, ele é extremamente genial em tudo. Nos roteiros, no desenho, nos enquadramentos de cena e etc. É impressionante observar o quanto se tem ainda preconceito com quadrinistas nacionais, pois esses, conseguem ser bem mais imponentes e inteligentes que grande parte dos estrangeiros.

Nota: 10/10
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário