segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

74 anos de Hayao Miyazaki

Por Zekken: https://twitter.com/julg123

No dia de hoje temos um aniversariante mais que especial, um verdadeiro gênio no mundo da animação: Hayao Miyazaki.



Nascido no bairro de Akebono, em Tokyo, Miyazaki teve uma infância bastante movimentada devido à Segunda Guerra, que o fez mudar-se diversas vezes não apenas de residência como também de escola. Seu primeiro contato com a animação foi em sua última mudança, quando em 1958 assistiu o primeiro filme animado do Japão, Hakuja Den (Yabushita Taiji), produzido pela Toei Animation. Mesmo estando muito interessado nos desenhos, formou-se em Economia pela Universidade de Gakushuin. Apesar do curso, ainda dentro da faculdade manteve-se próximo dos desenhos por participar de um clube dedicado a pesquisa de literatura infantil, basicamente estudando quadrinhos. Então, após a faculdade, conseguiu um emprego na Toei Animation, onde trabalhou como animador e animador chefe durante 8 anos. Saindo da Toei, ele pôde viajar para diversos países, principalmente da Europa. Ampliando seus horizontes, Miyazaki aproveitou suas viagens para buscar inspiração e criar cenários mais ricos para suas estórias.

Seu primeiro grande sucesso com um filme de animação teve origem de um mangá escrito pelo próprio Miyazaki, se chama Kaze no Tani no Naushika, ou simplesmente Nausicaa do Vale do Vento. Um grande triunfo como primeira produção, possibilitando Hayao a abrir seu próprio estúdio com os lucros que obteve, o Estúdio Ghibli. Daí vieram Laputa: o Castelo no Céu, Meu vizinho Totoro, Serviço de Entregas da Kiki, Porco Rosso, Princesa Mononoke e outras produções. Mostrando como características marcantes estórias que envolvem aviação/voo, cenários com uma incrível arte de detalhamento e simbolismo, ecologia e enredos em que não se fizeram necessários vilões, apenas personagem que cometem erros e trazem personalidades explicáveis, sensíveis e empáticos; contando ainda com lições de vida e aprendizados enriquecedores.
 Em 2003, teve sua primeira produção do século XXI premiada com o Oscar de Melhor Animação, A Viagem de Chihiro. Lançou ainda sucessos como O Castelo Animado, Ponyo e Vidas ao Vento (que o fez concorrer ao Oscar e ao Globo de Ouro novamente em 2013). Em 2014 ainda recebeu um Oscar Honorário por sua contribuição para a indústria cinematográfica.
Miyazaki se mostra único principalmente pelo fato de que, em toda sua carreira, apesar da evolução de efeitos especiais que as animações em 3D mais recentes vêm exibindo, seus filmes foram todos desenhados à mão e feitos tomada por tomada no papel. Uma vez questionado sobre tal preferência, quando anunciou (mais uma vez) sua aposentadoria após o lançamento de Vidas ao Vento, ele disse: “Quando vejo pessoas trabalhando em computadores para criar animação é como assistir algo mágico acontecer. Mas eu sempre viro de costas e volto para o lápis e o papel.”. É como prefere, é como sempre fez e é como nos trouxe o que há de mais belo enquanto diretor, criador e artista.
Nós da equipe do Senta aí que já vem história, parabenizamos este grande mestre neste dia tão especial. Domo arigato, Miyazaki-sensei.  
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário