terça-feira, 21 de abril de 2015

Demolidor (Netflix) alguns de seus easter eggs e as referências na abertura da série


Em nosso podcast falamos sobre alguns dos easter eggs contidos na série do Demolidor, mas ainda existem outros, que iremos listar aqui. Além das referências na abertura da série.


Um jornal na parede da sala de Ben Urich, se referindo aos Vingadores.



Alguns trechos se referindo ao Punho de Ferro, que é uma das séries que estão por vir também na Netflix


Uma foto no departamento de polícia do que parece ser o Stan Lee vestido como policial


Foto no jornal contendo uma arte de Alex Maleev, artista da fase de Brian Michael Bendis

Agora quanto a abertura do seriado que possui algumas referências que valem serem citadas:

Moldando-se através do sangue escorrido, no total, a abertura possui oito imagens. A primeira delas é nada mais nada menos do que a estátua da deusa Têmis. Esta deusa era a guardiã dos juramentos dos homens e da lei, e por este motivo, é tomada como o símbolo da Justiça. A deusa possui algumas características marcantes, como a espada, a balança e sua venda.
A balança significa o equilíbrio nos julgamentos, entre fazer e aplicar a lei. A espada significa o cumprimento da lei, sua aplicação direta. Enquanto a venda é uma característica filosófica, e significa “faça-se justiça não enxergando a quem,” ou seja, a imparcialidade. Esta venda foi inserida posteriormente na imagem da deusa, e combina perfeitamente com o personagem principal, não acham?


A segunda imagem formada é uma simples caixa d’água. Estes tanques são muito comuns na cidade de Nova York, e consequentemente aparecem diversas vezes nas histórias do personagem, inclusive em capas. Presente nos telhados de prédios, Matt constantemente passa ou acaba parando em alguma.


E afinidade com água é algo presente em suas histórias. Dentro de uma caixa como esta, o herói consegue obter um momento para relaxar, visto que com suas orelhas submersas e a parede de metal, seus super-sentidos são inibidos. E fica a questão: será que em algum momento teremos uma cena envolvendo um tanque d’água? Bem não tivemos, pelo menos não nessa temporada.


As cenas seguintes não dizem muita coisa, e as constatações são puras especulações. A primeira é a de um grande prédio, em destaque, sendo formado. Com um corpo muito semelhante ao do Empire State Building (com o topo diferente), é provável que este seja o prédio central do Rei do Crime, principal vilão da série. Wilson Fisk é o chefe de toda o tipo de máfia de Hell's Kitchen, e faria sentido o mesmo possuir uma grande “base.” Além disso, em diversas cenas dos trailers, o antagonista apareceu em cenários fechados.


Vale lembrar que o próprio Rei do Crime está sendo explorado na série da mesma maneira que na minissérie “Homem sem Medo”, de Frank Miller e John Romita Jr, uma reinvenção da origem do personagem.




Em seguida, mais construções se formam. Criando um cenário referente ao bairro onde o Demolidor atua, os prédios possuem desenhos muito distintos. Possíveis centros de tráfico e organização do crime, simples prédios não dizem muita coisa quando o assunto é um herói urbano da Marvel. E o mesmo vale para a ponte, que também deixa uma questão aberta: veremos alguma cena envolvendo este cenário parecido com a Golden Gate Bridge?

Como curiosidade, nos quadrinhos Mary Tyfoid já arremessou o herói do alto de uma ponte (Daredevil #260).



E uma das últimas imagens em destaque envolve a religiosidade do herói. Personagem católico fervoroso, Matt Murdock sempre faz visitas ao confessionário de uma igreja para pedir perdão por seus pecados. Esta cena da abertura possui dois elementos-chave: a cruz, e a estátua chorando.

A cruz sempre foi muito utilizada nos quadrinhos. Uma clássica imagem de “Diabo da Guarda” foi referenciada até mesmo no filme de 2003, com Ben Affleck no papel principal, e esta história é a que melhor ilustra todo o lado da fé do personagem.


Normalmente, uma estátua chorando é sinal de tragédia. E a vida do personagem mais amargurado da Marvel é repleta de tragédias. Todas as pessoas que Matt ama acabam sofrendo de alguma forma nas mãos de seus inimigos, e a lista de mulheres que já passaram por sua vida é interminável.


Por fim, algo que simplesmente dispensa comentários. Após o início da formação da máscara clássica do personagem através do banho de sangue sendo derramado, temos um vislumbre do visual característico do herói. As orelhas, o corpo vermelho, e finalmente, a fonte clássica formando o título.
←  Anterior Proxima  → Página inicial

2 comentários:

  1. No episódio em que mostram Foggy e Matt na faculdade, Foggy comenta sobre uma moça grega que deixou Matt. Elektra?

    ResponderExcluir